Operação Ar Puro tem 8 flagrantes na Capital
2007-03-16
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou ontem (15/3) nova ação de combate à poluição provocada por veículos movidos a óleo diesel. Durante a operação Ar Puro, a fiscalização flagrou oito unidades com emissão de poluentes acima do permitido de um total de 12 vistoriadas na avenida Assis Brasil, junto ao Terminal Triângulo, na zona Norte da Capital. Os condutores foram multados em R$ 127,69, receberam cinco pontos na carteira de habilitação (multa grave) e tiveram o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) recolhido.
Os agentes utilizam um opacímetro para medir a intensidade da fumaça expelida. Segundo o coordenador de Fiscalização de Transportes da EPTC, Felipe Sias, as pessoas multadas, todas proprietárias de veículos particulares, terão cinco dias para regularizar a situação, para então comparecer à EPTC e buscar o CRLV. Apesar dos números, ele ressaltou que os motoristas estão mais conscientes. Sias enfatizou a necessidade da manutenção periódica dos veículos movidos a óleo diesel, destacando a necessidade de cuidados, como a busca por uma oficina especializada.
Ele alertou que é possível constatar se está sendo emitida fumaça além do permitido. 'Ao acelerar o carro, o condutor pode visualizar a fumaça preta saindo do escapamento', explicou. O coordenador alertou ainda que as operações continuarão em vários pontos da cidade, sempre duas vezes por semana. Durante ação realizada na última terça-feira, enfocando o transporte público, cinco veículos estavam emitindo índices acima do permitido entre os nove vistoriados.
(Correio do Povo, 16/03/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N167/html/18OPERAC.htm