Obra de adutora que deve resolver o abastecimento de água em Canguçu está em fase final
2007-03-16
Está em fase de conclusão a obra da adutora de 9.730 metros de extensão, que deverá resolver o problema de abastecimento de água para os mais de 23 mil habitantes da zona urbana de Canguçu. O assentamento dos canos, que começou em dezembro no arroio Pantanoso e vai até a Estação de Tratamento de Água (ETA) na cidade foi viabilizada pela parceria entre o município e a Corsan, que investiu R$ 1,6 milhão na compra da tubulação.
A prefeitura de Canguçu participa com a abertura e fechamento das valas e assentamento dos canos. O convênio com o Estado estabelece também a extensão da rede de água para o Distrito Industrial, em 4,5 mil metros. A construção da adutora é uma antiga reivindicação da comunidade, que enfrenta problemas de desabastecimento todos os anos. Trata-se da segunda maior adutora em construção no Estado. A outra, de 12 quilômetros, é executada em Santa Maria.
Conforme o prefeito Cássio Mota, o município vence etapas. A primeira foi a decisão do Governo do Estado e Corsan para as obras da adutora. A segunda, foi a colocação dos canos de PVC na cidade, num total de 1,4 mil metros, e agora a obra da adutora que vai do Pantanoso até a zona urbana.
Barragem emergencial
A construção de uma barragem emergencial no Pantanoso deverá ser o próximo passo, até que a obra definitiva e que deverá inundar 50 hectares, também seja realizada.
(Diário Popular, 16/03/2007)
http://www.diariopopular.com.br/16_03_07/p0902.html