Decisão judicial sobre licenciamento do Rio Madeira deve sair em três dias
2007-03-16
Segundo informações disponíveis na pauta do processo em tramitação no Tribunal Regional Federal de Rondônia (TRF – RO), uma resolução sobre a ação civil movida pelo Ministério Público Federal pela anulação do licenciamento do complexo hidrelétrico do Rio Madeira será anunciada dentro de 72 horas.
A ação do MP contra o Ibama e o consórcio Furnas/Odebrecht atende à solicitação popular de anulação do licenciamento do complexo hidrelétrico do Rio Madeira e também do Estudo de Impactos Ambientais. Esse último realizado pelo consórcio e aceito pelo Ibama no final do ano passado, é apontado por especialistas e pelos procuradores do Ministério Público como absolutamente insuficiente para o complexo.
A decisão será do juiz da 3ª. vara da Seção Judiciária do TRF-RO, Élcio Arruda. Em novembro passado, Arruda foi responsável pela liminar que determinou a suspensão das audiências públicas feitas pelo Ibama sobre o complexo até que o órgão levasse em conta as considerações de uma auditagem independente do projeto feita pelo MPE e Odebrecht. O juiz também expediu, no ano passado, o pedido de prisão de funcionários do Ibama e empresários por extração ilegal e tráfico de madeira em Guajará-mirim, além de falsificação de ATFPs (autorização para transporte de produtos florestais).
A ação em tramitação atualmente dá seguimento ao processo iniciado em dezembro de 2006, do qual é dependente, segundo a consulta processual do TRF.
(Por Mariane Gusan e Renata Gaspar, Amazonia.org.br, 15/03/2007)
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=237792