Peru declara emergência devido a inundações e seca
2007-03-16
O governo do Peru declarou estado de emergência em várias províncias do Departamento (Estado) de San Martín devido às inundações e à seca que afetaram esta região nos últimos dias. Segundo um decreto publicado na quinta-feira (15/03) na jornal oficial El Peruano, a medida foi imposta nas províncias de San Martín, Bellavista, Picota, Tocache, Rioja, Moyobamba, El Dorado e Lamas, onde as intempéries climáticas provocaram a perda de 17.129 hectares de cultivos e afetaram outros 16.865.
O estado de emergência foi declarado por um prazo de 60 dias, período durante o qual serão executados obras e trabalhos de reabilitação no setor agrícola, detalha o decreto.
O Ministério da Agricultura, o Instituto Nacional de Defesa Civil, o Ministério da Mulher e Desenvolvimento Social, o governo regional de San Martín e os Executivos locais das províncias afetadas farão ações com o objetivo de atender a população atingida, minimizar os riscos e reabilitar a área.
A região de selva de San Martín foi castigada por chuvas intensas desde o início da temporada úmida no final do ano passado. Outras regiões afetadas pelas chuvas e os deslocamentos de terras nos últimos meses foram Amazonas, Cuzco, Huancavelica, Huánuco, Junín, La Libertad, Pasco, Piura, Tumbes e Ucayali, onde morreram 16 pessoas e um número similar desapareceu, segundo o último relatório do Instituto Nacional de Defesa Civil.
(Efe, 15/03/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/mar/15/307.htm?RSS