Inverno seco nos EUA eleva risco de incêndios na primavera
2007-03-16
Um inverno com pouca chuva nos Estados mais ao sul dos Estados Unidos, junto com a chegada da temporada seca, farão com que nos próximos meses a possibilidade de incêndios seja "maior do que o normal" nessas regiões, indicou na quinta-feira (15/03), a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA).
A NOAA divulgou nesta quinta sua previsão meteorológica para os meses de primavera nos EUA, na qual adverte sobre o risco de inundações na parte superior do meio oeste do país, enquanto grandes regiões do leste, sudeste e oeste estão passando por uma de suas piores secas. Segundo a NOAA, a maioria do sul da Califórnia experimentou "seu outono e inverno mais secos em mais de um século".
Doug Lecomte, especialista em secas do Centro de Prognóstico Climático da agência americana, assinalou que "com a iminente chegada da época seca" todos estão "muito preocupados que as condições de seca não só não melhorarão, mas piorarão nos próximos meses".
Lecomte acrescentou que "a previsão de uma diminuição da seca daqui até o final da primavera é sombria, não só para o sul da Califórnia, mas para a maioria do sudoeste".
O organismo também indicou que na Flórida, "o inverno excepcionalmente seco na metade sul da península" elevou de forma incomum o perigo de incêndios.
No final de fevereiro, a NOAA advertiu que o fenômeno meteorológico conhecido como La Niña tinha começado a se formar na zona equatorial do Pacífico, o que teria grandes conseqüências para as condições meteorológicas do país.
A NOAA advertiu que a rápida chegada do La Niña, após um curto período de tempo em relação ao El Niño, trazia a possibilidade de uma temporada agitada de furacões no Atlântico.
Em fevereiro, Lecomte afirmou que "o último período longo do La Niña foi entre 1998 e 2001, o que contribuiu para graves condições de seca em muitas regiões do oeste dos EUA".
O organismo também preveniu sobre "temperaturas acima do normal" no oeste, centro e sudeste do país, enquanto no resto o termômetro vai marcar números normais para essa época do ano.
(Efe, 15/03/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/mar/15/284.htm?RSS