Brasil apresenta atlas que indica áreas suscetíveis à desertificação
2007-03-16
O Brasil apresentou ontem (15/3), na 5ª Sessão do Comitê de Revisão da Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, um atlas das áreas suscetíveis à desertificação e um relatório de implementação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PAN). O secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, participa do evento.
A reunião, que ocorre em Buenos Aires, na Argentina, termina dia 21. No encontro, o governo brasileiro também anunciaou oficialmente a candidatura do economista Antonio Rocha Magalhães para comandar a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês).
Nesta semana, a ONU fez um apelo para que s países ricos acelerem a oferta de recursos para o combate à desertificação, "fenômeno que trará graves conseqüências para todo o planeta se não forem tomadas medidas urgentes".
O secretário-executivo da UNCCD, Hama Arba Diallo, que abriu o encontro na terça, também afirmou que os EUA, a União Européia, o Japão e vários órgãos multilaterais de crédito apresentarão relatórios do apoio técnico e financeiro para a aplicação da convenção, que entrou em vigor em 1996 e tem 191 países signatários.
(Folha Online, 15/03/2007)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u16121.shtml