Vereadores de 29 municípios da Zona Sul debatem implantação da VCP na região e o zoneamento da silvicultura
2007-03-16
Representantes das 22 câmaras de vereadores da Zona Sul e de mais sete da Sudoeste confirmaram presença na reunião-almoço que vai debater a implantação da unidade da Votorantim Celulose e Papel (VCP) na região e o zoneamento ambiental elaborado pela Fepam. O encontro está marcado para amanhã (16/3), a partir das 9h, na sede da Associação dos Funcionários da Cosulati (Afuco), em Capão do Leão. Estarão presentes também alguns deputados integrantes das comissões de Economia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, como Leila Fetter (PP), Nélson Härter (PMDB) e Pedro Pereira (PSDB).
Conforme o presidente da Associação das Câmaras da Região Sul (Ascamsul), Cláudio Luís Schröder Vitória, o zoneamento apresentado pela Fepam restringe a silvicultura e a agricultura no Estado, além de ignorar estudos realizados por universidades, entre elas a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Todos os presidentes e vereadores da jurisdição da Ascamsul foram convidados para o evento, além das outras sete câmaras que fazem parte do compartilhamento do Valor Adicionado do ICMS gerado pela VCP. Técnicos da Fepam também são esperados para debater a legislação ambiental. Além desses assuntos, durante a reunião será eleita a nova diretoria da Ascamsul.
(Diário Popular, 15/03/2007)
http://www.diariopopular.com.br/15_03_07/p0401.html