Avião caça-furacões avaliará condição atmosférica no México: trabalho deve alertar chegada de ciclones
2007-03-16
Especialistas americanos e mexicanos medirão as condições atmosféricas com um avião "caça-furacões" na região de Campeche (Golfo do México) e em Cozumel (Caribe) para detectar os possíveis ciclones dos próximos meses, informaram na quinta-feira (15/03) fontes oficiais.
O administrador do aeroporto internacional do Estado mexicano de Campeche, José Antonio Toledo, explicou à agência de notícias Efe que pesquisadores dos dois países trabalharão a bordo de um Hércules-130 na medição meteorológica. O objetivo é alertar para a chegada dos ciclones e diminuir seu impacto este ano.
Os dez especialistas, cinco mexicanos e cinco americanos, ajudarão a "mostrar às autoridades e à população como atuar durante um furacão, evitando mortes e grandes desastres". Toledo acrescentou que o avião, que chegará em 16 de abril, "permitirá conhecer adequadamente o deslocamento dos furacões na região".
O Hércules-130 conta com equipamentos especializados, como radares meteorológicos, para medir variáveis como a umidade, pressão atmosférica, temperatura, velocidade e direção do vento. Assim, será possível prever a capacidade dos furacões, disse. "Será sem dúvida uma informação valiosa tanto para as autoridades quanto para a população", avaliou.
Um porta-voz da Comissão Nacional de Água do México confirmou que o trabalho ajudará a fornecer dados meteorológicos precisos para acompanhar os fenômenos na região. "Os especialistas em meteorologia realizarão algumas investigações com a ajuda do avião e sem dúvida trocarão informação e tecnologia para poder prever a atividade, intensidade e trajetória dos ciclones tropicais", acrescentou.
(Efe, 15/03/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/mar/15/183.htm