Disputa sobre pneus usados na OMC está "dentro das expectativas", diz ministra
2007-03-14
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse ontem (13/3) que o relatório parcial da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a disputa entre o Brasil e a União Européia, relacionado à importação de pneus reformados, “está andando dentro das nossas expectativas”. Ela não quis se estender sobre o resultado do relatório, “sob pena de comprometermos os esforços brasileiros”.
A OMC, segundo o Ministério do Meio Ambiente, atendeu as teses do governo brasileiro, que desde janeiro do ano passado trava uma batalha contra a importação dos pneus reformados. O principal argumento é que o uso dos compostos recauchutados europeus irá provocar diversos danos ambientais e de saúde. Em julho de 2006, Marina Silva participou da primeira audiência sobre o contencioso em Genebra, Suíça, onde defendeu a posição brasileira contrária à importação.
Já a União Européia alega que o Brasil adota uma postura protecionista ao restringir a importação de pneus reformados - são 80 milhões de unidades. As duas partes têm até 26 de março para encaminhar eventuais comentários sobre o relatório “preliminar e confidencial” da OMC sobre o contencioso, que foi repassado na segunda-feira ao governo brasileiro. O relatório final só vai estar disponível para as partes no dia 23 de abril, e um mês depois será aberto para divulgação.
(Por José Carlos Mattedi, Agência Brasil, 13/03/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/03/13/materia.2007-03-13.0533113424/view