Agência Nacional de Águas distribui kit para professores sobre recursos hídricos
2007-03-14
Um kit educativo com o objetivo de capacitar professores e levar às escolas públicas informações sobre o uso sustentável da água foi lançado ontem (13/3) pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. A iniciativa faz parte do projeto Caminho das Águas. O material é composto por programas de televisão, cadernos de orientação para professores, mapa das regiões hidrográficas brasileiras, CD com músicas sobre a preservação ambiental e um jogo, criado para tratar o tema de forma divertida.
O diretor da ANA, Oscar Cordeiro Netto, informa que 1.600 kits serão enviados para 800 escolas de ensino fundamental. A meta, segundo ele, é formar professores de ciências e geografia para que eles fomentem discussões sobre o uso sustentável das águas com as crianças.
"Essa é uma abordagem pedagógica que traz diversas informações. Entre elas ensina a não jogar lixo nos cursos dos rios, usar a água de forma econômica e responsável, ficar atento a existência de peixes nos rios - se estão sobrevivendo naquele meio -, cobrar dos adultos uma atitude responsável, na própria casa e nos níveis de governo, pois, existam municípios que não tratam seus esgotos, por exemplo”.
O kit pedagógico traz informações sobre quatro bacias hidrográficas brasileiras. As dos rios Doce, Piracicaba, Paraíba do Sul e São Francisco. Segundo Netto, elas foram escolhidas porque abastecem grandes cidades brasileiras e apresentam numerosos problemas de poluição e acesso à água.
Para a professora pernambucana Lúcia Machado, que dá aulas de geografia há trinta anos, ensinar o uso sustentável da água é importante para o país. “As crianças são as grandes disseminadoras de conhecimento. Se você lhes ensinar sobre a importância da água e de tratá-la bem elas [crianças] passam informações para os pais e vizinhos, por exemplo”. E acrescenta: “As crianças não são o futuro do país, são o presente”.
Devem receber o material pedagógico escolas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas. A instituições beneficiadas serão escolhidas pelos Conselhos das Bacias e pelas Secretarias Estaduais de Educação. As informações do kit também estão disponíveis em uma página na internet. O endereço é www.caminhodaaguas.org.br. O projeto é uma parceria da ANA com a Fundação Roberto Marinho.
(Por Isabela Vieira, Agência Brasil, 13/03/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/03/13/materia.2007-03-13.1455401262/view