Movimentos sociais reivindicam audiência com Lula sobre Rio São Francisco
2007-03-14
Integrantes de movimentos sociais contrários ao projeto de transposição das águas do Rio São Francisco estão neste momento na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto. Eles reivindicam uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Os manifestantes saíram em passeata da Torre da TV e percorreram toda a Esplanada dos Ministérios. Durante o percurso, eles carregavam faixas e cartazes contra a execução do projeto. A Polícia Militar estima que 200 pessoas participem do ato. Os organizadores do protesto falam em 600 marchantes.
De acordo com nota divulgada pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), uma comissão formada por sete integrantes de movimentos sociais também negocia uma audiência com chefe da Secretaria Geral da presidência da República, Luiz Dulci. Os movimentos afirmam ter encaminhado um ofício pedindo audiência com o presidente Lula no dia 5 de março.
Desde o final de semana, cerca de 500 pessoas estão reunidas em Brasília no acampamento Pela Vida do Rio São Francisco e do Nordeste Contra a Transposição. Representantes de movimentos sociais e de comunidades da bacia vieram à capital pedir a revitalização do Rio e o fim do projeto de transposição do governo federal que desviará rios para interligar bacias do Nordeste.
Eles devem participar de reuniões com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Estão marcadas para hoje (14/3) reuniões com a ministra Marina Silva do Meio Ambiente e uma audiência com representantes do Ministério Público Federal. Também está previsto para quinta-feira um encontro com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.
(Por Raquel Alves, Rádio Nacional, 13/03/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/03/13/materia.2007-03-13.3888329387/view