Estados Unidos vão ajudar Tripoli a construir uma central nuclear
2007-03-13
Os Estados Unidos vão ajudar a Líbia a construir uma central nuclear com vista à produção de energia e um acordo nesse sentido deve ser assinado em breve, revelou a agência noticiosa libanesa Jana. A 11 de Março, o parlamento líbio deu luz verde ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que este assine o acordo com os Estados Unidos mas não há, para já, confirmação de Washington sobre este projecto, de acordo com a mesma fonte.
O projecto prevê ainda que os estudantes líbios possam deslocar-se aos Estados Unidos para receber formação em matéria de tecnologia nuclear e que seja criado, na Líbia, um centro regional de investigação no domínio da medicina nuclear. O líder líbio Mouammar Kadhafi tinha-se queixado, recentemente, por a Líbia não ter sido compensada por abandonar o programa de armamento nuclear. Kadhafi tinha-se comprometido, em 2003, a não desenvolver a bomba atómica ou armas de destruição maciça, o que conduziu à normalização das suas relações com os Estados Unidos, a França e a Grã-Bretanha.
O anúncio desta cooperação entre Tripoli e Washington ocorre num momento em que os EUA intensificam a sua campanha contra o programa nuclear iraniano, ao abrigo do qual os Estados Unidos temem que o Irão fabrique a bomba atómica. O programa iraniano incitou Estados árabes como o Egipto ou os Emirados Árabes Unidos a anunciarem projectos de desenvolvimento da energia nuclear civil, tendo o Egipto decidido relançar o seu programa nesta área após um interregno de 20 anos.
(Observatório do Algarve, 12/03/2007)
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=11902