Fundação Gaia homenageia José Lutzenberger no ano em que completa duas décadas
2007-03-12
A Fundação Gaia homenageia o seu fundador, José Lutzenberger, no ano em que completa duas décadas. Na próxima sexta-feira (16/3), o ambientalista gaúcho será reverenciado em Salvador, na Bahia, com o lançamento e sessão de autógrafos dos livros 'Sinfonia inacabada - a vida de José Lutzenberger', da escritora e jornalista Lilian Dreyer, e 'Lutzenberger e a paisagem', do fotógrafo e paisagista Paulo Backes.
O lançamento das obras sobre Lutzenberger na Bahia faz parte da estratégia de levar a todos os estados do Brasil as obras e o pensamento do ecologista num momento em que as questões ambientais estão em evidência. O evento ocorrerá no Lobby do Hotel Tropical Salvador, às 19h.
Os livros já foram lançados em seis capitais brasileiras, entre elas Porto Alegre. A cerimônia contará com a presença de diversos autores e convidados especiais, com destaque ao escritor e ator gaúcho Christian Lavich Goldschmidt, que atualmente está em cartaz no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, na Capital, com a peça 'O Mundo é assim...', também em homenagem ao ecologista.
Falecido em maio de 2002, aos 75 anos, Lutzenberger teve a sua trajetória reconhecida e respeitada internacionalmente por suas lutas conservacionistas, ainda no início da década de 70.
Concentrou os seus esforços na defesa de um desenvolvimento sustentável, principalmente na agricultura e no uso dos recursos não renováveis, procurando alertar sobre os perigos que a globalização representa para a humanidade em níveis ecológico e social. Lutzenberger foi também o primeiro ministro do Meio Ambiente do governo brasileiro.
(Correio do Povo, 12/03/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N163/html/09GAIA9H.htm