Nova doença ataca plantações de soja no RS
2007-03-12
Pesquisadores da Embrapa Trigo detectaram uma nova doença que está atacando as lavouras de soja no Rio Grande do Sul: o cancro da haste. A revelação foi feita na sexta-feira (9/3) pela pesquisadora da Embrapa, Leila Costamilan em Passo Fundo. Segundo ela, os sintomas da doença ocorrem da metade até o final do ciclo da cultura. A planta fica com as folhas secas, pretas e com uma macha marrom na sua haste, causando a morte. Leila explica que a patologia afeta o caule da planta com a infiltração do fungo provocando sua extinção no final do ciclo no enchimento dos grãos. Ela acredita que a doença tenha entrado ao Brasil através de sementes vindas da Argentina.
O cancro da haste é causado pelo fungo Diaporthe Phaseolorum, que apresenta duas variedades, a caulívora e a meridiosalis. A primeira foi identificada no Brasil na safra 1988/89, mas a segunda, somente na safra 2005/06 em lavouras de Passo Fundo e Coxilha. Além destes municípios,o fungo já foi constatado em lavouras de Não- Me-Toque, Marau, Pontão e Santo Antônio do Planalto.
Os danos na lavoura de soja, provocados pelo cancro da haste, variam. De acordo com Leila, nos Estados Unidos foram detectadas até 50% de perdas e, na Argentina, entre 4% e 10%. No Brasil ainda não há avaliação, pois a praga é recente. Contudo, ela procurou tranquilizar os produtores, alegando que a doença foi constatada em poucas lavouras e plantas. A pesquisadora disse que o controle é feito através do tratamento de semente, rotação de cultura e, no futuro, com o desenvolvimento de variedades resistentes.
(Correio do Povo, 10/03/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp