Lula e Bush assinarão memorando de cooperação em biocombustível
2007-03-09
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou ontem (8/3) que o encontro que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, terá hoje em São Paulo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resultará na assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países para intensificar a cooperação no desenvolvimento de biocombustíveis.
O Itamaraty não informou se o presidente Lula abordará a sobretaxa de US$ 0,54 cobrada pelos Estados Unidos por galão de etanol adquirido do Brasil. Para o governo brasileiro, a taxa desestimula a competitividade entre o combustível brasileiro (feito da cana-de-açúcar) e o etanol americano, produzido a partir do milho. Um galão equivale a pouco mais de 3 litros.
O comércio exterior será outro assunto abordado no encontro entre os chefes de Estado. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os presidentes discutirão o andamento das negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). O G 20, grupo de países em desenvolvimento liderado pelo Brasil, cobra das nações desenvolvidas a redução dos subsídios a produtores agrícolas para que os países em desenvolvimento possam exportar mais.
De acordo com o comunicado, Lula e Bush conversarão sobre a reforma das Nações Unidas. O Brasil quer ser incluído como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. O andamento dos grupos de trabalho criados durante a visita de Lula aos Estados Unidos, em 2003, e de Bush ao Brasil, em 2005, também será abordado no encontro.
No plano regional, conforme o Ministério das Relações Exteriores, Lula e Bush vão discutir medidas para aumentar as ações de ajuda ao Haiti em áreas como educação, saúde e saneamento.
O encontro entre os dois presidentes ocorrerá às 12h45 no Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo. Após a conversa, Lula e Bush devem dar declaração à imprensa. Depois de visitar o Brasil, Bush segue para Uruguai, Colômbia, Guatemala e México.
O Itamaraty também divulgou a programação da visita do presidente George W. Bush ao Brasil.
Agenda de hoje:
8h – Café da manhã oferecido pelo chanceler Celso Amorim à secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, no World Trade Center Hotel, em São Paulo
10h30 – Visita de Bush ao terminal da Transpetro em Guarulhos (SP), com declaração à imprensa
12h45 – Encontro de George W. Bush com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hotel Hilton Morumbi
14h30 – Declaração à imprensa no Hilton Morumbi
Partida de Bush do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), horário não-divulgado
(Por Wellton Máximo, Agência Brasil, 08/03/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/03/08/materia.2007-03-08.9246328325/view