O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer estreitar a cooperação com os alemães na produção de combustíveis limpos, como o etanol. “Um maior consumo de biocombustíveis na Alemanha ajudará a dar mais segurança à matriz energética alemã e estimular a introdução do etanol na matriz energética de todo o continente europeu. Ao mesmo tempo, reforçará a reconhecida liderança da Alemanha no combate às emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Lula, após encontro com o colega alemão, Horst Köhler, no Palácio do Planalto.
Segundo o presidente alemão, Lula o convenceu sobre a importância do combustível alternativo para a redução do aquecimento do planeta. Ele disse que a Alemanha será uma “parceira natural” do Brasil na produção de combustível alternativo. “É importante que o Brasil tenha papel de liderança nesse setor”, declarou Köhler.
De acordo com o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, Köhler informou que vai conversar com empresários da indústria automotiva alemã para que invistam na fabricação de carros movidos a álcool combustível (etanol) ou biodiesel.
(Por Carolina Pimentel,
Agência Brasil, 08/03/2007)