Deputados gaúchos polemizam sobre o zoneamento florestal
2007-03-09
Na sessão plenária da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (08/03), os deputados polemizaram sobre a questão do zoneamento florestal, que foi criticado por Nelson Härter (PMDB) como sendo de caráter ideológico. Para o deputado, o zoneamento proposto pela Fepam praticamente inviabiliza a exploração florestal no RS e “deixa o setor moveleiro na iminência de parar suas atividades”, argumentou. Härter anunciou que protocolou projeto que regulamenta a continuidade da silvicultura no Estado por mais cinco anos. O deputado Raul Pont (PT) rebateu o pronunciamento de Härter dizendo que existem regras que a sociedade impõe e que não são ideológicas. Pont salientou que a questão é complexa e deve ser discutida com as entidades ambientalistas.
Pedágios
O deputado Luciano Azevedo (PPS) propôs reflexão sobre a instalação da CPI dos Pedágios. Enfatizou a necessidade de prestar contas permanentemente à população, mas disse estar preocupado com a pressa com que esse assunto vem sendo tratado. “CPI é o instrumento mais valioso de investigação e não pode ser banalizado”, ressaltou. Francisco Appio (PP) comentou das dificuldades em recolher assinaturas para criar a CPI contra a prorrogação dos contratos de pedágio. Porém, afirmou que declarações de agentes do governo à imprensa, sobre a prorrogação de prazo dos contratos facilitarão as adesões à CPI. Destacou que a proposta passará pela AL e alertou que essa iniciativa de projeto atende às reivindicações das concessionárias. O deputado Cassiá Carpes (PTB) também manifestou sua preocupação com a instalação de uma CPI dos Pedágios e sugeriu a realização de uma Audiência Pública.
Mulher
O Dia Internacional da Mulher também foi destaque nos discursos dos deputados na sessão plenária. Em todos os pronunciamentos foi salientada a importância da mulher na sociedade e sua trajetória de conquistas, mas também o longo caminho de preconceitos e dificuldades a superar.
(Por Rejane Silva, Assessoria de Comunicação AL-RS, 08/03/2007)
www.al.rs.gov.br