Rio Grande e São José do Norte têm fóruns da Agenda 21
2007-03-09
Nesta sexta e sábado (9 e 10/3), os moradores da Vila João Landel/Guarida, em São José do Norte, e da Vila Mangueira, em Rio Grande, terão uma instância para discutir os rumos da comunidade e promover o desenvolvimento sustentável. O Fórum da Agenda 21 Comunitária será instalada hoje, 9, às 20h, na Comunidade Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na João Landel/Guarida. Amanhã, às 10h, na Capela São Marcelino Champagnat, Vila Mangueira. A iniciativa é resultado do projeto “De Olho no Ambiente”, criado pela Petrobras para apoiar comunidades com baixa inclusão social.
O Fórum da Agenda 21 é uma instância com caráter deliberativo e consultivo responsável por implementar e monitorar a Agenda 21 Comunitária, conjunto de ações ambientais, sociais e econômicas para melhorar a qualidade de vida das atuais e futuras gerações em nível local e, conseqüentemente, global. A partir do Fórum, será possível estabelecer prioridades e possibilitar a busca de soluções em parceria com o poder público e com a sociedade civil. O projeto contempla 330 comunidades em todo o Brasil.
No Rio Grande do Sul, o programa ambiental da Petrobras é executado pela Guayí (palavra que significa “semente” no idioma dos índios guaranis), constituída como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), com sedes nos municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul.
O “De Olho no Ambiente”, em fase de conclusão no RS, está sendo realizado em cinco etapas: 1) sensibilização comunitária; 2) pesquisa de campo; 3) diagnóstico socioambiental; 4) reuniões temáticas; 5) implantação do Fórum da Agenda 21. A metodologia do projeto foi estruturada para possibilitar um processo democrático e participativo – integrando os moradores, a sociedade civil e o poder público (municipal, estadual e federal) –, para analisar a situação atual da comunidade e planejar o seu futuro de forma sustentável.
(Jornal Agora, 09/03/2007)
http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=28579