Contaminação atmosférica ajuda na desertificação
2007-03-09
A contaminação atmosférica reduz as chuvas nas montanhas das regiões semi-áridas, gerando um problema de escassez de água no Oriente Médio e em outras regiões do mundo, segundo investigadores israelenses e chineses que publicaram seu estudo nesta quinta-feira (08/03), nos Estados Unidos. Para esses especialistas, a falta de água resultante da diminuição das chuvas é a causa da desertificação em algumas regiões.
As precipitações médias no monte Hua, de 2 mil metros, situado no centro da China, diminuíram 20% nos últimos 50 anos, período durante o qual os níveis de contaminação atmosférica de origem humana aumentaram fortemente, segundo o professor Daniel Rosenfeld, da Universidade de Jerusalém, principal autor do estudo publicado pela revista Science.
A chuva diminuiu pela metade durante o dia, quando partículas de carbono e outras substâncias contaminantes que flutuam na atmosfera são mais densas, precisou Rosenfeld. Este fenômeno se intensifica nas montanhas próximas a zonas muito povoadas, apesar de não serem afetadas pela contaminação.
O problema representa uma ameaça nas zonas em que as precipitações em regiões altas são uma parte importante do fornecimento de água, como o Oriente Médio, o sudoeste dos Estados Unidos e o centro e norte da China.
(AFP, 08/03/2007)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=29954