Jacques Chirac em defesa da energia nuclear: única ferramenta que pode travar o aquecimento global
2007-03-09
O presidente francês, Jacques Chirac, reiterou esta quinta-feira (08/03) que a energia nuclear é uma ferramenta fundamental na luta contra as alterações climáticas e reafirmou que as fontes renováveis são apenas uma resposta parcial para o problema, escreve a Lusa.
Falando perante os restantes líderes dos Estados-membros da União Europeia na jornada inaugural do Conselho Europeu, Chirac mostrou-se a favor da fixação de um objectivo obrigatório para o uso de energias renováveis - a Comissão Europeia propõe uma quota de 20 por cento para 2020.
Contudo, o chefe de Estado francês ressalvou que o impulso das energias renováveis não é suficiente para diminuir o aquecimento global do planeta e insistiu que, para alcançar este objectivo, é necessário recorrer a outras fontes de energia com menos emissões de dióxido de carbono - essencialmente carbono limpo e nuclear.
Jacques Chirac lembrou que, graças à energia nuclear, as emissões de dióxido de carbono na França são três vezes inferiores às da Alemanha, estando o país avançado no cumprimento das metas do Protocolo de Quioto. O presidente francês reafirmou que «o mais coerente» é que os 27 Estados-membros fixem um «ambicioso» objectivo conjunto para o uso de energias com baixas emissões de dióxido de carbono, incluindo a nuclear.
(Diário de Portugal, 08/03/2007)
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=783294&div_id=291