A Comissão de Regulamento Nuclear do Governo dos Estados Unidos aprovou o local para a construção de uma usina nuclear nas instalações da empresa Exelon, na localidade de Clinton, no estado de Illinois, segundo anúncio oficial.
Esta é a primeira vez em mais de 30 anos que o órgão federal emite uma autorização desse tipo, mas esclareceu que a companhia deverá ter uma nova permissão para iniciar a construção. A última usina nuclear construída nos Estados Unidos entrou em operações em junho de 1996, no estado do Tennessee.
"Terão que ser cumpridas certas condições antes que a Exelon considere a construção da usina", afirmou em declaração Marilyn Kray, vice-presidente da empresa. A aprovação do lugar para a usina é um primeiro passo no objetivo estabelecido pelo Governo do presidente americano, George W. Bush, de aumentar o número de usinas nucleares para atender à crescente demanda de eletricidade.
Segundo os especialistas, os Estados Unidos deverão aumentar o número operacional de reatores nucleares para substituir as usinas de energia que funcionam com carvão, que são as principais fontes da poluição ambiental vinculada ao aquecimento global. A Exelon já tem uma usina nuclear em Clinton, que entrou em operações em 1987.
(
Efe, 08/03/2007)