Ativistas condenam plano chinês de extermínio de cães
2007-03-09
Um grupo internacional de defesa dos direitos dos animais condenou o plano de extermínio de cães de estimação lançado em um distrito da cidade chinesa de Chongqing, a fim de combater a raiva.
"A raiva é uma questão grave, mas as autoridades locais, provinciais e governamentais da China devem reconhecer que campanhas de vacinação são o meio mais eficaz de garantir a segurança do público, agora e no futuro", disse o chefe executivo da Humane Society EUA/Humane Society International, Andrew Rowan.
"matar animais indiscriminadamente desse modo é desnecessário e imperdoável, especialmente se eles já foram vacinados", disse Rowan. De acordo com anúncio feito no website oficial do distrito de Wanzhou, moradores têm até 15 de março para entregar os cães para o sacrifício.
"Todos os cães da área devem ser mortos. Uma fase de abate compulsório começará a partir de 16 de março. O abate forçado será levado a cabo pela polícia", diz a nota. As autoridades chinesas já recolheram cães em outras cidades, como Pequim, numa repressão a animais abandonados e mascotes sem registro.
(Associated Press, 08/03/2007)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2007/mar/08/301.htm