Empresa holandesa propõe compensação de CO2 em viagens aéreas
2007-03-09
Uma empresa ecológica holandesa sugere que os passageiros de companhias aéreas compensem as emissões de dióxido de carbono de seus vôos com investimentos de entre 2% e 5% do valor do bilhete em projetos de energias renováveis e reflorestamento.
Os projetos dos quais a empresa Greenseat (Assento Verde) participa vão desde um programa de reflorestamento no Equador e em Uganda, até a construção de uma usina eólica na Nova Zelândia, segundo o site www.greenseat.nl.
Após comprar o bilhete, qualquer passageiro de avião pode acessar a página da Greenseat e calcular a quantia que deve ser investida nos projetos, em função das características do bilhete, da distância percorrida e do porcentual do valor pago com o qual queira contribuir.
Segundo a empresa, o investimento não significa que os passageiros adquiriram uma árvore ou uma parcela do terreno onde são realizados os projetos, mas apenas "um pouco de ar limpo". A iniciativa procura oferecer aos cidadãos a possibilidade de dar sua contribuição na implementação de medidas para frear a mudança climática e seus efeitos.
(EFE, 08/03/2007)
http://www.estadao.com.br/especial/global/noticias/2007/mar/08/286.htm