Uma explosão em uma mina de carvão matou 15 pessoas na China e investigadores culparam falhas de equipamentos pelo acidente mais recente em um longo histórico de mortes no setor de mineração do país, informou a mídia estatal. A explosão ocorreu na terça-feira (06/03) em uma mina do condado de Shaodong, na província de Hunan, sul do país, segundo a agência de notícias Xinhua.
De acordo com a agência, até a noite de quarta-feira (horário local), as equipes de resgate haviam encontrado os restos de 15 mineradores. Dezessete sobreviveram e a maioria deles eram agricultores locais. "Ventilação inadequada e sistemas elétricos ilegais teriam sido as causas do acidente", informou a Xinhua citando autoridades.
A Justiça havia determinado a paralisação dos trabalhos na mina em agosto e a unidade não tinha as licenças de operação e de segurança exigidas. A China tem a indústria de mineração de carvão que mais mata no mundo e, embora o número de vítimas fatais tenha caído após o aumento da rigidez nos padrões de segurança, acidentes como os da mina de Shaodong seguem sendo comuns. No ano passado, 4.746 trabalhadores morreram em explosões, inundações e desabamentos em minas na China.
(Por Chris Buckley,
Reuters , 08/03/2007)