Os trabalhos de desenvolvimento do Sistema Integrado de Fontes de Poluição – SIIPOL WEB, que substituirá o Sistema de Fontes de Poluição (Sipol), implantado em 1998 – foram retomados, no final de fevereiro, com a realização, na sede da Companhia Tecnológica de Saneamento Básico (Cetesb), em São Paulo, da primeira reunião deste ano do Grupo de Trabalho – GT que trata do assunto. O encontro contou com a presença do presidente Fernando Rei. O novo sistema será fundamental para o licenciamento ambiental, já que tem como finalidade agilizar esse processo.
Conforme lembra Júlio Dornellas, assessor da Presidência da Cetesb e coordenador do GT, o novo sistema vai integrar diversos dados de qualidade, monitoramento e controle ambiental, por meio de cinco grandes módulos: Licenciamento Ambiental; Acompanhamento de Empreendimentos; Gestão de Créditos de Emissões Atmosféricas; Gestão de Amostragens de Emissões; e Inventário de Fontes de Poluição.
“A implantação do SIIPOL WEB vai otimizar o uso de recursos de informações da Cetesb, reduzir o tempo de atendimento ao usuário, manter atualizado o inventário de emissões, dar maior agilidade às informações e aumentar a eficiência nas ações preventivas, corretivas e de planejamento de programas de controle”, enfatiza Dornellas.
O projeto é patrocinado pela Fundação Hewlett, uma instituição não governamental norte-americana voltada à pesquisa e programa de melhoria ambiental, responsável pela contratação da BRQ, empresa de consultoria e de software que desenvolve a parte técnica do projeto.
(Por Valéria Duarte,
Assessoria de Comunicação Cetesb, 01/03/2007)