Ambientalistas querem participar da discussão do zoneamento para silvicultura no RS
2007-03-07
As ONGs ambientalistas gaúchas congregadas pela Assembléia Permanente de Proteção ao Meio Ambiente (APEDEMA) solicitaram formalmente à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) participar do Grupo de Trabalho que analisa as diretrizes para as atividades de silvicultura a partir da proposta de zoneamento apresentada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). Conforme a Portaria nº 006 da SEMA de 21/02/07, o Grupo de Trabalho é constituído por órgãos do governo do Estado, e pela FIERGS, AGEFLOR, FETAG, SINDIMADEIRA e FAMURS, estando ausentes as entidades ambientalistas que desde o início tem acompanhado e fomentado o processo de discussão do zoneamento.
Segundo Edi Xavier Fonseca, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), o zoneamento da silvicultura foi um processo demandado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA), onde estão representados os diversos segmentos da sociedade. Por esta razão, para Edi “apresentar um proposta alterada ao CONSEMA para simples aprovação é um desrespeito a esta instância superior da política ambiental gaúcha, que deveria ser fortalecida e não atropelada pelo Governo do Estado”.
Para Carla Vilanova, dos Amigos da Terra Brasil “o GT já iniciou seu trabalho e está tentando superficializar as conclusões do estudo técnico apresentado pela FEPAM no final do governo passado". A ambientalista teme que tais modificações estejam priorizando critérios eminentemente econômicos no zoneamento, considerando apenas os interesses do setor privado e do governo. Considera que "esta atitude seria um tiro no pé, pois deslegitimaria um processo de formulação de uma política pública ambiental pioneira no Brasil, que é a do licenciamento e do zoneamento da atividade da silvicultura”.
A Amigos da Terra apóia a representação das ONGs ambientalistas como forma de colaborar ativamente no trabalho, resultando proposta de maior viabilidade para a discussão e aprovação democrática no âmbito do CONSEMA.
A proposta ora retrabalhada no GT deverá ser ainda apreciada pelo plenário do CONSEMA nas próximas sessões. O próximo encontro do GT deve acontecer amanhã, 7 de março, às 9 horas na Fepam (Rua Carlos Chagas, 55).
Texto da Imprensa do Núcleo Amigos da Terra/Brasil.
http://www.ecoagencia.com.br/index.php?option=content&task=view&id=2193&Itemid=2