Ato público Rio dos Sinos pede Socorro será levado à Capital
2007-03-06
A experiência do ato público Rio dos Sinos pede Socorro, feito em Canoas no final do ano passado, será narrada no dia 17 deste mês no 1o Fórum Integrado Meio Ambiente à Vida: Educando, visualizando e sensibilizando para a inclusão e a sustentabilidade. A apresentação do projeto vai ocorrer na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, e será feita pelas coordenadoras, as professoras Maria Helena Flores e Vera Lorensi. O trabalho foi levado ao Calcadão de Canoas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e entidades locais no dia 24 de novembro, sendo desenvolvido nas escolas e junto à comunidade. A intenção foi alertas para a situação do Rio dos Sinos.
Segundo Maria Helena, a participação no fórum será fundamental. "É a oportunidade de mostrarmos para todo o Estado a trsite realidade do nosso rio", enfatiza. No evento serão apresentados a cidade, o processo de execução do projeto, o resultado das pesquisas feitas durante o ato público e a avaliação do trabalho, que incluiu uma exposição itinerante e palestras de conscientização nas escolas.
No ato público, a população foi convidada a conhecer a qualidade de água consumida, a realidade dos rios da bacia do Sinos, as poluições industrial e doméstica, e a visitar a Casa do Lixo, que era uma sala montada com móveis e resíduos jogados nos valões da cidade.
Reunindo particpantes do Rio Grande do Sul, o fórum é uma promoção do Instituto Arte, Meio Ambiente e Educação (AME). "Eles conheceram o nosso trabalho de conscientização no dia do ato público e nos convidaram para mostrá-lo", explica a coordeandora Vera Lorensi, adiantando que o material tambpem será exibido em Bagé, Santa Maria, Passo Fundo e Brasília.
(Diário de Canoas, 06/03/2007)
http://www.sinos.net/diariodecanoas/