Alemanha debate taxar poluição gerada por aviões
emissões de co2
2007-03-06
O ministro de Transportes alemão, Wolfgang Tiefensee, quer implantar taxas de aterrissagem proporcionais ao consumo de combustível dos aviões, e promover um controle mais racional do tráfego aéreo, para evitar itinerários mais longos que o necessário, a fim de proteger o meio ambiente.
O porta-voz do ministério explicou em Berlim que "uma melhor organização do tráfego aéreo permitiria reduzir as emissões de CO2 e a despesa de combustível".
Outra medida que contribuiria para a proteção do meio ambiente seria a implantação de taxas de aterrissagem em função do nível de poluição dos aviões, que "taxassem mais as frotas mais antiquadas e representassem um incentivo para usar aviões mais modernos", segundo o porta-voz.
Se a proposta de Tiefensee for levada adiante, a nova normativa seria testada durante um período de três anos. Os responsáveis do Meio Ambiente e de Transportes na Alemanha concordam que é necessário regular o tráfego aéreo, a fim de reduzir as emissões de gases poluentes.
O ministro do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel, se declarou partidário também de incluir o tráfego aéreo no mercado de emissões, "o que obrigaria as companhias aéreas a fazer muitas mudanças, que hoje se traduzem em vôos desnecessários", reiterou na manhã desta segunda-feira, 5, na televisão alemã ARD.
Gabriel declarou guerra aos vôos em ziguezague para evitar aeroportos com taxas mais altas. "As companhias aéreas têm que notar que os vôos desnecessários saem caro", acrescentou o ministro, que também não descartou taxar o querosene, até agora livre de impostos. A Associação de Companhias Aéreas Alemãs se disse disposta a reduzir as emissões de CO2.
Tanja Wielgoss, a diretora desta associação, à qual pertencem a Air Berlim e a Lufthansa, as maiores companhias aéreas alemãs, disse que a implantação de taxas de aterrissagem em função do nível de poluição dos aviões poderia ser "uma medida com sentido do ponto de vista ecológico".
O que a BDF rejeita são os planos da Comissão Européia de incluir o tráfego aéreo no comércio d emissões de CO2 que regula o nível de gases tóxicos que cada país da União Européia lança ao meio ambiente.
(Efe, 05/03/2007)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=29870