Órgãos ambientais do RS preparam capacitação de fiscais para manejo de fauna
2007-03-06
Técnicos do Ibama/RS e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre estiveram reunidos ontem (05/03) no Núcleo de Fauna do Ibama, em Porto Alegre, onde foi definida a realização de um curso de capacitação de fiscais ambientais para manejo de fauna.
Este será o terceiro curso a ser realizado no Rio Grande do Sul e tem como principal objetivo capacitar técnicos das prefeituras visando o fortalecimento e efetiva implantação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) no Estado, através da delegação de competências.
Entre os temas abordados no evento estão: legislação, fauna (principais grupos e espécies ameaçadas) procedimentos de destinação de animais, manejo e contenção de fauna (como transportar, capturar e manejar animais).
Com duração de 30h, o curso terá as aulas práticas realizadas no Zoológico de Sapucaia do Sul. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 11 e 14 de abril. Os cursos anteriores foram realizados em Novo Hamburgo (2005) com a participação de 12 prefeituras, polícia ambiental e servidores do Ibama e em Santa Maria, no início de 2006, com a presença de seis prefeituras, polícia ambiental e servidores do Ibama.
Segundo o analista ambiental Fábio Faraco, um dos instrutores do curso, além do fortalecimento do Sisnama estes eventos têm trazido bom retorno para a sociedade e para o meio ambiente, resultando em uma maior participação dos municípios nas questões referentes à fauna e maior flexibilidade ao atendimento das ocorrências da Linha Verde do
Ibama.
Ele ressalta que todos os animais apreendidos no Estado, através de denúncias ou fiscalizações, são encaminhados ao Ibama para destinação correta em criadouros conservacionistas.
(Com informações do Ibama, 05/03/2007)