Florestamento iniciado há 20 anos em Encruzilhada do Sul é consorciado hoje com fruticultura
2007-03-05
O prefeito Artigas Teixeira da Silveira esteve esta semana em reunião com o diretor-executvo da Associação Gaúcha de Empresas Florestais, José Lauro de Quadros, onde foram debatidos assuntos referentes ao florestamento. A importância do plantio de madeiro, cultivo e a extração vegetal, que são algumas das atividades que movimentam a economia do munícipio, foram debatidos.
Encruzilhada do Sul é conhecida por ter mais de 400 metros de altitude e temperaturas amenas no verão e baixas no inverno, o que é muito importante para a produção de frutas. Como o município tem área de 3.438,5 km2 - a maior do Vale do Rio Pardo - as possibilidades de desenvolvimento e diversificação do setor primário são muitas. O florestamento ocupa 80 mil hectares, com plantações de pinus, eucaliptos e acácias, gerando 2.200 empregos diretos. A cidade fica a 170 quilômetros de Porto Alegre e 220 do Porto de Rio Grande, por onde escoa grande parte da madeira extraída do Estado.
O florestamento foi iniciado no município há aproximadamente 20 anos com plantação de pinus, e hoje tem as empresas Tanac, Votorantim, Aracruz, Isdralit, entre outras de grande porte.
(Jornal Cidades - Jornal do Comércio, 05/03/2007)
http://jcrs.uol.com.br/