Técnico aponta medidas para reduzir preços de produtos orgânicos
2007-03-05
A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário tem trabalhado para reduzir os custos de investimentos no cultivo de orgânicos, informa o assessor técnico Jean-Pierre Medaets. Uma das medidas implementadas é o apoio financeiro ao pequeno agricultor para que obtenha o selo de certificação, que garante a autenticidade e qualidade do produto.
Medaets reconhece que o processo de certificações, sob o ponto de vista financeiro, é um problema para o agricultor familiar. Por isso, foi criado o incentivo para que o pequeno agricultor estruture-se até ter as condições necessárias de bancar sua produção.
Outra frente de atuação do governo para redução de custos no processo de certificação é o que a secretaria chama de sistema participativo de garantia. “Trata-se de um sistema em que a auditoria interna pesa mais que a auditoria externa. Isso reduz o custo financeiro”, diz o técnico, em entrevista à Agência Brasil.
Por outro lado, a idéia é estimular cada vez mais a criação de feiras agroecológicas, nas quais o produtor vende seu produto diretamente ao consumidor. Nesse caso, o custo de um produto orgânico cai bastante, uma vez que não há intermediários.
Jean-Pierre Medaets destaca, entretanto a importância desses intermediários no processo de construção da cadeia produtiva. “Eles são uma peça-chave no processo de comercialização”, diz, criticando o uso de termos como “atravessadores” para os denominar. “Só que, muitas vezes, é conveniente ao produtor não trabalhar com intermediário e reduzir o preço ao consumidor”, pondera.
(Por Marcos Chagas, Agência Brasil, 04/03/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/03/03/materia.2007-03-03.9920605007/view