Americanos que viajam em caminhão movido a azeite de cozinha chegam ao Chile
2007-03-05
Dois jovens americanos que percorrem o continente americano num caminhão que consome azeite de cozinha em vez de petróleo recarregaram seu ecológico tanque no domingo (04/03) num restaurante de Santiago, informou a Embaixada dos Estados Unidos no Chile.
Os americanos Seth Warren e Tyler Bradt pretendem difundir a consciência sobre a necessidade de proteger o meio-ambiente e, por isso, promovem um veículo que não consome gasolina nem petróleo, mas azeite e restos de animais e vegetais.
"Fazemos isto para educar as pessoas", disse Bradt. "Utilizamos azeite vegetal para mostrar esta alternativa de energia, que não contamina e ajuda a evitar os problemas do aquecimento global", acrescentou seu colega. Os jovens viajaram 75 mil quilômetros, depois de atravessar seu país, América Central, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e o norte da Argentina para chegar ao Chile.
A travessia continuará no sul chileno e terminará na cidade situada no extremo sul do território argentino, Ushuaia. O caminhão, que foi recarregado mais de 50 vezes em quase um ano de viagem, é um carro de Bombeiros japonês do ano 1987, cujo motor foi modificado por Bradt e Warren para funcionar à base de biocombustível.
(AFP, 04/03/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/03/04/ult1806u5644.jhtm