Associação gaúcha quer garantia no recolhimento de lixo reciclável
2007-03-03
A coordenação do Centro Comunitário da Vila Pinto solicitou à presidência da Casa nesta sexta-feira (02/03) que verifique a possibilidade de adequar a lei federal 11445 ao município quanto ao conveniamento de entidades que trabalham na separação de material reciclável com órgãos públicos.
A presidenta da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT), informou que consultará o Gabinete de Planejamento da Casa (Gaplan) sobre a possibilidade deste conveniamento com os poderes públicos da Capital. Destacou também a importância do trabalho dos catadores, “pois é um trabalho fundamental para contribuir na gestão ambiental da cidade.”
A presidenta da entidade, Marli Medeiros, explicou que o trabalho de reciclagem não é só focado na geração de renda, mas também na questão da defesa dos direitos da mulher, na educação e na capacitação do ser humano. Ela salientou que a lei federal permite a contratação de associações de recicladores por parte de instituições públicas.
O vereador Adeli Sell (PT) informou que esta lei prevê também que todos os órgãos públicos são obrigados a fazer a separação dos resíduos e dar um destino ecologicamente correto. Ressaltou que é preciso garantir a municipalização desta lei para possibilitar a manunteção das associações de reciclagem.
(Por Alessandra Obem, Câmara Municipal de Vereadores, 02/03/2007)
http://www.camarapoa.rs.gov.br/