Tóquio vive seu primeiro inverno sem neve desde 1876
2007-03-03
Tóquio experimentou este ano o primeiro inverno sem neve desde 1876, segundo a Agência Meteorológica do Japão, em informações publicadas pela agência de notícias Kyodo. O observatório da agência em Otemachi, no centro de Tóquio, não registrou nenhuma precipitação em forma de neve entre dezembro e fevereiro, o período do inverno no Japão.
Segundo a Agência Meteorológica, os fatores que tornaram o inverno tão moderado foram as bolsas de ar frio que permaneceram no Pólo Norte, o fenômeno El Niño e o aquecimento global. A neve em Tóquio é mais comum no início da primavera do que no inverno. Mas, agora, espera-se que as temperaturas permaneçam mais altas que o normal.
O jornal Nikkei informa que as temperaturas durante os três meses da estação foram 1,52º C mais altas que a média. O inverno foi o mais moderado desde 1949. As temperaturas tiveram suas conseqüências na economia. Os japoneses compraram menos agasalhos e querosene que nos outros anos. Assim, as vendas do setor foram menores que há um ano.
Além disso, o clima permitiu que as vacas japonesas produzissem mais leite este ano, segundo o jornal Asahi Shimbun. Com o menor consumo, a indústria japonesa de leite teve de destruir parte de sua produção, pelo segundo ano consecutivo.
(Efe, 02/03/2007)
http://www.estadao.com.br/especial/global/noticias/2007/mar/02/200.htm