Lidando com a escassez da água: FAO debate soluções de biotecnologia para salvar a água do planeta
2007-03-05
A luta pela preservação da água no planeta, largamente discutida por instituições de proteção ambiental, acaba de ganhar um evento mundial dedicado a esse debate. Entre os próximos dias cinco de março e primeiro de abril, o XIV Fórum de Biotecnologia da FAO (Fundo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) discutirá o papel da biotecnologia agrícola para a preservação dos recursos hídricos mundiais.
Sob o título “Lidando com a escassez da água nos países em desenvolvimento: Qual o papel da biotecnologia na agricultura?”, a conferência transcorrerá via e-mail e na língua inglesa, sendo aberta ao público interessado que poderá se inscrever no site http://www.fao.org/biotech/. O fórum pretende se deter em temas como: ferramentas biotecnológicas para aumentar a eficiência no uso da água na agricultura, aplicação de microorganismos no tratamento de águas poluídas e, ainda, na inoculação de sementes por fungos micorrízicos arbusculares que darão às plantas e às árvores maior capacidade de absorção de nutrientes.
Leila Oda, presidente da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), e uma das cientistas participantes do Fórum da FAO, lembra que o debate coincidirá com o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. "É uma forma de tentar chamar a atenção para um tema de importância vital para a própria sobrevivência humana", afirma a pesquisadora da FioCruz. Já Luciana Di Ciero, diretora científica da ANBio e também participante da conferência, acredita que “é fundamental buscar maior cooperação entre as nações para evitar o desperdício e também para buscar soluções de biotecnologia que otimizem o consumo dos recursos hídricos pela agricultura”, diz. Sozinha, essa atividade responde pelo consumo de 70% dos atuais recursos, atingindo o percentual de 90% nos países em desenvolvimento.
No Brasil, esses mesmos temas permearão as discussões científicas do V Congresso Brasileiro de Biossegurança que a ANBio realizará em Ouro Preto (MG) no período de 18 a 21 de setembro deste ano, já que as aplicações da biotecnologia na agricultura também estão programadas. Entre elas, serão discutidas as técnicas de aplicação de microorganismos geneticamente modificados para o controle de pragas e para a fertilização na agricultura, e principalmente, como a biotecnologia poderá contribuir para a manutenção dos nossos reservatórios d’água.
Sobre a ANBio
A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999, com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No seu escopo de trabalho estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica.
(Barcelona Soluções Corporativas, 02/03/2007)
http://www.carbonobrasil.com/