Governo planeja inaugurar Angra 3 em 2013
angra 3
2007-03-02
O Programa Nuclear Brasileiro previa, inicialmente, a inauguração da terceira usina nuclear do País, Angra 3, em 2013. O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Dias Gonçalves, acredita na possibilidade dessa meta ser cumprida. Para isso, a construção da unidade precisa ser aprovada ainda no início deste ano pelo governo federal. "A gente acha que ainda é possível", disse. "Tudo vai depender do fluxo de investimentos."
Os equipamentos da usina nuclear já foram comprados pelo governo, que desembolsou US$ 750 milhões. Para concluir as obras, paralisadas há 20 anos, seriam necessários mais U$ 2 bilhões. A manutenção dos equipamentos pela Eletronuclear, estatal que construiu e opera as usinas nucleares no Brasil, tem um custo anual estimado em torno de U$ 20 milhões.
Gonçalves defende que a retomada de Angra 3 não custaria nada ao governo. "Claro que o BNDES sempre ajuda, mas o Tesouro não teria que entrar praticamente com nada. O próprio sistema de tarifação atualmente vigente permitiria o investimento na construção de Angra 3."
(Gazeta Mercantil, 01/03/2007)
http://www.gazetamercantil.com.br/