Furg participa do lançamento do Ano Polar Internacional
2007-03-02
Entre autoridades de vários níveis e setores e cientistas do Brasil e do mundo, o reitor João Carlos Brahm Cousin e três pesquisadores da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) participaram ontem (1/3), em Brasília, do lançamento brasileiro do Ano Polar Internacional (API). A Furg foi destacada na solenidade, por sua participação desde o início do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), além dos novos projetos apresentados para estudos junto ao continente Antártico.
A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo presentes ainda representantes dos Ministérios da Defesa (Secirm) e Meio Ambiente, todos ligados às atividades na Antártica, e das empresas e institutos fomentadores das pesquisas no continente gelado. João Carlos Cousin foi o único dirigente, entre as mais de 30 universidades e centros de pesquisa brasileiros envolvidos no API, convidado a participar da cerimônia. Durante o lançamento, participaram também os cientistas que estão na Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira na Antártica, por meio de videoconferência.
O Ano Polar Internacional 2007/2008, lançado ontem em vários países do mundo, terá 227 projetos científicos de 63 nações, com investigações programadas até 2011. Estarão participando do API os professores e pesquisadores da Furg Carlos Alberto Garcia, Mauricio Mata e Virginia Garcia, com projeto que envolve pesquisas sobre a influência do continente Antártico no clima do planeta. Por este projeto, a Furg receberá 35% dos recursos que o Brasil destinará ao programa em 2007/2008 (o API envolve dois anos em função de abranger os dois pólos e na Antártica, a maior parte das pesquisas só será possível durante o verão).
(Jornal Agora, 02/03/2007)
http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=28251