Fundo japonês doa 1,2 milhão de dólares para elaborar o plano diretor do Pró-Rio Uruguai Aqüífero Guarani
2007-03-02
A preservação dos recursos hídricos no Estado ganhou impulso com a doação de 1,2 milhão de dólares para elaborar o plano diretor do Pró-Rio Uruguai Aqüífero Guarani. A governadora Yeda Crusius assinou ontem (1/3). convênio de cooperação técnica com o Fundo Japonês para Serviços de Consultoria (JCF), por intermédio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento total é de 2,7 milhões de dólares. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficarão responsáveis pela contrapartida de R$ 750 mil cada um.
O projeto prevê a elaboração de plano diretor para recuperação da qualidade ambiental da bacia e preservação do Aqüífero Guarani - maior manancial subterrâneo de água doce do mundo. Criado por decreto estadual em 2003, o programa irá radiografar a situação da bacia, que abrange 230 municípios gaúchos e 147 catarinenses, além de áreas da Argentina e do Uruguai.
Os secretários de Irrigação, Meio Ambiente e Obras Públicas e Saneamento participaram da assinatura. A liberação do financiamento não-reembolsável foi concretizada pela governadora e pelo representante do BID no Brasil, Waldemar Wirsig. Há 15 dias, o governador de SC, Luiz Henrique da Silveira, havia assinado o convênio em Brasília. Pelo RS, estão garantidos R$ 528,9 mil do Fundo de Desenvolvimento de Recursos Hídricos. O coordenador do programa, João Manoel Bicca, destacou que poderá elaborar política eficaz de coleta e tratamento de esgoto.
(Correio do Povo, 02/03/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N153/html/08DOADA9.htm