Oriente Médio terá Instituto de Energias Renováveis
2007-03-02
Conhecido como terra rica em reservas petroleiras, os Emirados Árabes podem se tornar também sede de conhecimento em energias renováveis. A capital Abu Dhabi, com a cooperação do consagrado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA), irá sediar um instituto de pesquisas que oferecerá programas de pós-graduação em energias renováveis e sustentabilidade.
No início desta semana, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Empresa Abu Dhabi Future Energy (ADFEC), assinaram um acordo de cooperação para ajudar a desenvolver o Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia. “O Instituto Masdar será o núcleo da Iniciativa Masdar, alimentando-a com talentos e inovações tecnológicas para promover o desenvolvimento da economia e que novas indústrias utilizam energias renováveis na região”, afirma o presidente da ADFEC, Sultão Al Jaber.
Abu Dhabi é o quartel sede das empresas operadoras de petróleo nos Emirados Árabes. A cidade detém 94% das reservas de petróleo do país, cobre cerca de 87% da área total do país e é casa para cerca de 38% da população.
Segundo o General Shaikh Mohammed, a Iniciativa Masdar é um produto natural da posição de líder mundial de produção de hidrocarbonetos e irá transformar o país em um exportador de tecnologia para consumo.
O projeto Iniciativa Masdar será baseado em quatro elementos, que incluem um Centro de Inovação para apoiar demonstrações, comercialização e adoção de tecnologias de energia sustentável; uma Universidade em parceria com instituições de pesquisas de todo o mundo; uma Empresa de Desenvolvimento focada na comercialização de redução de emissões e soluções de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e, finalmente, uma Área Econômica Especial criada para receber instituições que queiram investir no desenvolvimento e produção de tecnologias e produtos de energia renovável.
Com planos de admitir os primeiros pós-graduados no verão de 2009, o Instituto Masdar irá operar independentemente, com pesquisas sem fins lucrativos e como uma instituição educacional, conduzindo cursos em inglês para homens e mulheres dos Emirados Árabes, Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia.
“A equipe do MIT irá dar conselhos e assistência educacional, o que inclui trabalhar com a ADFEC para desenvolver pesquisas colaborativas, criar programas acadêmicos e estratégias de comercialização dos resultados das pesquisas produzidas, além de desenvolver a capacidade organizacional e administrativa do Instituto Masdar”, diz o reitor do MIT, Philip Clay.
Primeira instituição dedicada a programas de pesquisas de pós-graduação na região, o objetivo é tornar o Instituto o centro de um programa de desenvolvimento econômico regional e multifacetado – a Iniciativa Masdar – anunciada em abril de 2006 pelo governo de Abu Dhabi.
Investimentos em Solar - Como parte da iniciativa, quatro quilômetros de terras foram cedidos pelo governo de Abu Dhabi para construir o campus do Instituto. O governo já dedica 350 milhões de dólares a uma iniciativa de instalação solar gigante e recentemente estabeleceu um fundo para tecnologia limpa de 100 milhões de dólares para ser investido em parceria com o setor privado e companhias estrangeiras focado em novas energias.
“O projeto de energia solar oferece potencial considerável para que Abu Dhabi torne-se líder em energia renovável por causa das condições extensivas de irradiação solar assim como o amadurecimento da tecnologia”, afirma Al Jaber.
Al Jaber destacou a importância de desenvolver pesquisas locais em Abu Dhabi para enfrentar assuntos particularmente importantes na região, como energias, água e sustentabilidade. “A filosofia que guiará o Masdar é transformar a riqueza em recursos naturais do país em conhecimento econômico sustentável de longo prazo, através do desenvolvimento de capital humano que pode efetivamente competir no mercado global”, disse Al Jaber.
(Por Paula Scheidt, CarbonoBrasil, 02/03/2007)
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=29817