Cabo Verde passa a ter iluminação pública obtida através da energia solar
2007-03-02
Um inovador projecto de aproveitamento de energia renovável foi dado a conhecer: postes solares para iluminação pública e candeeiros de rua de baixo consumo (LED), noticia a imprensa local. A iniciativa é da empresa cabo-verdiana Electroaris que, em parceria com a fabricante portuguesa EuroSolution, vai comercializar diversos equipamentos electrónicos alimentados a energia solar.
Com este projecto propõe-se reduzir em larga escala a dependência do país em relação ao combustível fóssil, assim como baixar os elevados custos de electricidade em Cabo Verde. É uma possibilidade que se abre também para as inúmeras localidades encravadas do país.
Aristides Sousa Dias, sócio-gerente da Electroaris, adianta que com estes postes solares ficam logo afastados os constrangimentos com o transporte de cabos, escavação do solo, etc., já que o equipamento é completamente autónomo. A iluminação é de igual ou de intensidade superior à do sistema convencional, garante ainda José Ramalho, da Euro solutions, acrescentando que mesmo nos dias nublados é possível acumular energia.
"Com estes equipamentos não há apagões e a varia num poste não afecta o outro", assegura. O "segredo" deste produto são os candeeiros de rua com sistema LED, que reduz em mais de 50 por cento os custos de energia, não emitindo gases poluentes e sem aumento de temperatura.
Reduz ainda em 30 vezes os gastos em energia, comparativamente às lâmpadas convencionais. José Maria Neves esteve ontem na cerimónia de apresentação deste projecto, que irá ainda instalar, na Achada Grande, uma fábrica para montagem e produção de computadores pessoais e painéis solares.
(Jornal de Negócios Online, 01/03/2007)
http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=291629