Paraná mostra extração de óleo vegetal a frio
2007-03-01
A demonstração sobre a obtenção de biodiesel a partir da produção de girassol, com lavouras e uma miniusina de beneficiamento, ganhou ontem na Expoagro Afubra o reforço de palestras técnicas sobre diferentes experiências para a obtenção de combustíveis alternativos como forma de fomentar a diversificação nas propriedades rurais. O pastor Werner Fuchs apresentou o trabalho da Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social (Repas) com a extração de óleo vegetal a frio, que serve tanto para a alimentação humana e animal, como para combustível de máquinas e veículos.
A Repas trouxe para a Expoagro uma miniusina comunitária compacta, mas as demonstrações sobre o funcionamento ficaram prejudicadas por causa de problemas técnicos com energia elétrica. O equipamento, conforme Fuchs, custa entre R$ 150 mil e R$ 155 mil e é ideal para um grupo de pequenos agricultores. Ele explica que a extração a frio tem diversas vantagens, como a versatilidade do pequeno agricultor, pois permite o uso de vários tipos de plantas.
A qualidade é outro ponto forte, pois o chamado óleo virgem conserva as vitaminas e todos os nutrientes naturais. Além disso, o agricultor consegue agregar maior valor. O pastor citou como exemplo o gérmen da soja, que multiplica até quatro vezes o valor do produto.
Outras vantagens, conforme Fuchs, é a substituição da monocultura e a sustentabilidade ambiental. Explica que a maioria dos óleos vegetais são comestíveis. Além disso, as microusinas proporcionam o desenvolvimento regional. O sistema foi adotado no Paraná no final de 2004 como um projeto para aumentar a renda dos pequenos produtores rurais.
Os óleos vegetais, conforme Fuchs, servem para a alimentação humana e como ração animal, para combustível, óleos lubrificantes ou hidráulicos, na medicina natural e em vários remédios, impermeabilizante no concreto e em telhas, além de outras utilidades. Destacou que as miniusinas se alicerçam em quatro rodas: uso da torta, do óleo vegetal combustível, produção orgânica e óleo virgem combustível. Observou ainda que o óleo vegetal tem diversas vantagens em relação ao biodiesel, como a autonomia das pequenas comunidades, o desenvolvimento local, a estabilidade do produto (o biodiesel possui acidez e fósforo), a extração simples, não é volátil e inflamável e é biodegradável.
(Por Otto Tesche, Gazeta do Sul, 01/03/2007)
http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=70716&intIdEdicao=1095