Apresentações e experimentos com biocombustível foram atração do segundo dia da Expoagro
2007-03-01
O beneficiamento de grãos obtido com a colheita de girassol das primeiras lavouras experimentais da Afubra em 23 municípios dos vales do Rio Pardo e do Taquari foi, ontem (28/2), uma das principais atrações da Expoagro 2007, em Rincão del Rey, Rio Pardo. A Associação instalou, no parque, a prensa usada para transformar a produção do grão dessas áreas em biocombustível. O programa, realizado em parceria com a Unisc, foi criado para atender ao Programa de Apoio à Diversificação Produtiva em Áreas com Fumo. O aparelho promove o esmagamento das sementes e faz a separação do óleo e da torta do vegetal. Conforme o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, o projeto integra as atividades de complementação de renda ou redução de custos nas propriedades rurais.
A demonstração sobre a obtenção de biodiesel ganhou o reforço de palestras técnicas sobre diferentes experiências para a produção de combustíveis alternativos como forma de fomentar a diversificação. O pastor Werner Fuchs apresentou o trabalho da Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social (Repas) com a extração de óleo vegetal a frio, que serve tanto para a alimentação humana e animal, como para combustível de máquinas e veículos. A Repas trouxe, inclusive, para a Expoagro uma miniusina comunitária compacta.
A feira recebeu, ontem, 172 ônibus vindos de diversos municípios do RS, com cerca de 7 mil pessoas. Muitos visitantes também chegam de carro ao Parque Presidente Hainsi Gralow. Para hoje, estão confirmadas mais 84 caravanas, além das excursões gratuitas que partem diariamente da frente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul.
(Correio do Povo, 01/03/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N152/html/15BIOCOM.htm