Câmara debate situação do lixo na Capital
2007-03-01
A limpeza da Capital gaúcha foi alvo de discussões na Câmara Municipal nesta semana, em reunião proposta pela bancada do PMDB, que está preocupada com as constantes denúncias sobre a sujeira nas praças e nas ruas da cidade. O vereador Sebastião Melo entende que o serviço está deficiente e precisa melhorar. 'Há problemas orçamentários e buscaremos a sua solução junto ao prefeito José Fogaça', enfatizou o vereador.
O encontro teve a participação de dirigentes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Seu diretor-geral, Mário Monks, revelou que os porto-alegrenses são responsáveis pela geração diária de 1,2 mil toneladas de resíduos domésticos e de 60 toneladas de lixo reciclável. Acrescentou que todos os problemas envolvendo a coleta serão solucionados com a contratação de novos prestadores de serviços. Monks lembrou que o prazo de entrega das propostas para a concorrência da coleta de resíduos sólidos foi prorrogado para 27 de março. A documentação deverá chegar às 9h45min à Secretaria Municipal da Fazenda. As propostas das empresas interessadas na capina serão recebidas até 15 de março, às 9h45min, data da abertura dos envelopes de habilitação.
Também estão previstos contratos para prestação de serviços de varrição mecanizada, lavagem de logradouros públicos, limpeza de monumentos e instalação de lixeiras; construção dos ecopontos; destino final dos resíduos sólidos; coleta seletiva e de resíduos nos ecopontos; e seu transporte para o destino final.
(Correio do Povo, 01/03/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N152/html/41CAMARA.htm