A Comissão Especial de Recursos Hídricos e Saneamento do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo) vai estudar os possíveis efeitos que o desmatamento da Floresta Amazônica possa causar na produção de recursos hídricos de São Paulo. O tema foi solicitado por Carlos Bocuhy, conselheiro do Consema e presidente do Proam – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental - em reunião realizada no final de janeiro, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
A proposta deverá avaliar a influência que os processos de perda florestal na região da Amazônia têm sobre a constante diminuição do potencial hídrico de toda a região Sudeste, especiamente em São Paulo. Segundo informações dos pesquisadores Philip Fearside e Pedro Silva Dias, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade de São Paulo (USP), respectivamente, “há fortes evidências científicas de que a Floresta Amazônica é a responsável por até 50% das chuvas que caem no Sudeste brasileiro”.
Este dado, somado ao resultado de um estudo do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) que aponta que em 100 anos a Amazônia ficará 8 graus Celsius mais quente, gera grande preocupação no setor ambiental. “Há uma preocupação muito grande quanto a esta questão, já que a produção de recursos hídricos de São Paulo é bastante modesta. Esse é um estudo extremamente necessário, considerando principalmente a possibilidade de interdependência da Amazônia para abastecer seus reservatórios”, afirma o presidente do Proam, Carlos Bocuhy.
Uma das perspectivas apontadas é o aprofundamento dos estudos do conceito de “Rios Voadores”. Trata-se de uma pesquisa para averiguar teorias de transposição de umidade de regiões para regiões através do rastreamento do caminho aéreo que a água percorre; neste caso, desde sua entrada na região da Amazônia até a chegada em São Paulo. “Só a partir de mais estudos e análises poderemos avaliar os impactos reais do desmatamento da Amazônia na região Sudeste”, pondera Bocuhy.
(Por Alícia González, Assessoria de Imprensa do PROAM, 22/02/2007)