Pesquisa brasileira sobre mudanças climáticas antecipou relatório mundial, diz secretário
2007-02-28
O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, disse que, embora divulgados depois, os resultados preliminares de pesquisa sobre o mudanças climáticas e seus efeitos sobre a biodiversidade brasileira se adiantaram ao relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), divulgado no início do mês.
A pesquisa brasileira foi levada a público ontem (27/2) pelo ministério, mas os estudos foram produzidos entre 2004 e 2006. “Não estamos fazendo algo após o famoso relatório do IPCC. Nós estamos fazendo algo aqui que mostra que nós nos antecipamos e podemos, em vários aspectos, produzir informações que nos ajudam a entender o próprio relatório do IPCC”, afirmou Capobianco.
O secretário disse que essas pesquisas são uma espécie de “IPCCzinho brasileiro”. Segundo ele, o conjunto de estudos “é um resultado muito importante, porque apresenta dados concretos dos cenários das tendências que nós enfrentamos”.
De acordo com ele, os resultados são mais um instrumento que pode ser usado em favor do país: “Ele oferece à sociedade brasileira ferramentas metodológicas, instrumentos com bioindicadores [indicadores biológicos] para trabalho aprofundado, em que todos nós devemos atuar daqui para a frente com a maior seriedade e pressa possíveis”.
(Por Érica Santana, Agência Brasil, 27/02/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/02/27/materia.2007-02-27.0738930351/view