Vale cede área para garimpeiros reativarem Serra Pelada
cvrd
2007-02-28
O garimpo em Serra Pelada, região de exploração de ouro no Pará fechada desde 1992, poderá ser reativado em breve, após a Companhia Vale do Rio Doce ter cedido seus direitos minerários a uma cooperativa de garimpeiros nesta terça-feira (27/2).
Em troca dos 100 hectares que atualmente estão submersos em uma lagoa, que terá que ser dragada para a exploração, a Vale recebeu uma área de 49 hectares para exploração de calcário, informou à Reuters a assessoria do Ministério de Minas e Energia, nesta terça-feira.
"A área é pequena para a Vale e a disposição de ceder para exploração já tinha sido informada pela empresa. Mas que fique claro que não veremos mais as cenas de milhares de garimpeiros carregando sacos de terra, a exploração não será manual", informou o assessor do ministério.
Conhecida como maior mina a céu aberto do mundo, Serra Pelada chamou a atenção a partir da década de 1980, após divulgação de fotos onde os garimpeiros formavam uma espécie de formigueiro gigante e se submetiam a condições sub-humanas para buscar o metal.
Segundo o ministério, o novo projeto será melhor organizado e a expectativa é de atrair entre 60 e 70 mil garimpeiros.
"A idéia do governo é buscar áreas onde não haja conflito para regularizar a situação. Os garimpeiros, reunidos em cooperativa, vão ter que apresentar um projeto para inciar os trabalhos", afirmou o assessor.
Antes disso, porém, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) vai formalizar nos próximos dias a transferência da concessão.
Como não poderá haver garimpo manual, já que não há mais ouro na superfície, o ministério estima que a cooperativa fará acordos com empresas para garantir uma exploração sustentada.
Procurada pela Reuters, a Vale informou que não havia executivos imediatamente disponíveis para comentar o assunto.
(Por Denise Luna, Reuters, 27/02/2007)
http://about.reuters.com/brazil/