Promover a diversificação da pequena propriedade rural e assim agregar renda ao homem do campo. Esse é o propósito de dois convênios voltados à área florestal assinados logo após a abertura oficial da Expoagro Afubra na manhã de ontem.
O primeiro representa o Programa BB Florestal, que vai beneficiar pequenos produtores da agricultura familiar e as pequenas empresas consumidoras de matéria-prima florestal dos segmentos fumageiro, siderúrgico, de celulose, madeireiro, moveleiro, cerâmico e de olaria, entre outros. Com recursos de R$ 5 milhões para a safra 2007/2008, objetivo é implantar projetos de fomento florestal junto a pequenas e médias propriedades, incrementando os sistemas florestais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O outro convênio assinado foi entre a Afubra e os oito municípios da Região Centro-Serra inseridos no projeto de fomento florestal, vinculado ao Programa de Apoio à Diversificação Produtiva. No ato oficial, firmaram a parceria o presidente da Afubra, Marcílio Drescher e o prefeito de Lagoa Bonita do Sul, José Valdemar Santana Filho. Também aderiram ao acordo Arroio do Tigre, Ibarama, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.
O prefeito de Sobradinho, Júlio Miguel Nunes Vieira, representante dos municípios do Centro-Serra disse que a Expoagro é um acontecimento nacional e foi um privilégio assinar o convênio neste momento. Ele agradeceu a Afubra em nome dos produtores rurais, lembrando que eles são os grandes beneficiados com o projeto de fomento florestal, que possibilita geração de emprego e renda.
Para o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, o convênio contribui na promoção de diversificação da produção e das rendas na pequena propriedade. “A Afubra acredita que a produção de pequenas florestas representa oportunidades para a diversificação rural e, por isto, a entidade se habilita junto ao MDA”, disse.
(
Gazeta do Sul, 28/02/2007)