Expoagro Afubra fomenta a diversificação por meio da silvicultura e agroenergia, em Rio Pardo
2007-02-28
A sétima edição da Expoagro Afubra iniciou as atividades, ontem (27/02), no parque de exposições da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. A exposição começou em clima de otimismo com os resultados do setor agrícola, promovendo a diversificação nas pequenas propriedades por meio do florestamento.
Na presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a Afubra assinou um contrato com o Banco do Brasil, e outro com oito municípios da região Centro-Serra. A primeira parceria prevê a renovação do convênio firmado em 2006 para a operacionalização, pela associação, de financiamentos por meio da linha Pronaf Florestal. O acordo estabelece que a entidade preste assistência técnica aos produtores, receba toda a documentação e registre as operações de seus associados por intermédio de transferência de dados com o banco. Por meio do segundo acerto, a Afubra assistirá tecnicamente às propriedades da região na substituição das lavouras. 'Acreditamos que a produção de pequenas florestas representa oportunidades para a diversificação rural e, por isso, a entidade se habilita junto ao MDA', disse o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry.
Durante a solenidade de abertura, Cassel, que visitou as lavouras experimentais de girassol, disse que o momento é especial para a agricultura. O presidente da Afubra, Marcílio Drescher, salientou que a mostra dará enfoque especial à agroenergia e às agroindústrias. Ele lembrou que a Expoagro começou dias antes da data do primeiro ano de falecimento de Hainsi Gralow, que presidiu a Afubra por mais de 20 anos. O ex-dirigente foi homenageado com a inauguração de placa no pórtico do parque, que passa a se denominar Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow.
(Correio do Povo, 28/02/2007)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A112/N151/html/14EXPOAG.htm