Mil famílias rurais participam de programa que incentiva produção agroecológica
2007-02-27
Mil e três famílias rurais, de 12 estados brasileiros, estão recebendo apoio público federal para produzir alimentos no sistema orgânico, usando tecnologias que dispensam agroquímicos. O programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) foi implantado há dois anos e atualmente chega a 36 municípios. Os primeiros resultados do projeto foram apresentados ontem (26/2), em Brasília.
Em dois anos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional já investiram no projeto cerca de R$ 3,5 milhões, de um total de recursos previstos de R$ 6,4 milhões. Nas pequenas propriedades apoiadas pelo projeto, são produzidas hortaliças e mantidas pequenas criações, como de peixes, porcos, gado e galinhas.
Os proprietários produzem alimentos saudáveis para o consumo próprio, e o excedente é comercializado, gerando renda para as famílias e incrementando o comércio local. Para implementar o projeto, 80 consultores foram capacitados para disseminar a tecnologia, sob a direção do agrônomo senegalês Aly Ndiaye, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Nosso principal objetivo foi alcançado, que é alimentar as famílias e vender o excedente da produção para o comércio local. Isso ajuda, ainda, a promover o crescimento das pequenas cidades”, sublinha Newman Costa, coordenadora do projeto.
A secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Regina Sartori Damo, também destaca o incremento da economia local: “A idéia é dinamizar a economia em algumas regiões carentes do país, levando oportunidades e inclusão produtiva e social”.
(Por José Carlos Mattedi, Agência Brasil, 26/02/2007)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/02/26/materia.2007-02-26.8883770693/view