EUA: Schwarzenegger se soma a outros quatro governadores na luta pelo clima
2007-02-27
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, anunciou na segunda-feira (26/02) ter alcançado um acordo com os dirigentes de outros quatro estados para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa, luta que promove nos Estados Unidos.
Schwarzenegger "aliou-se aos governadores de outros quatro estados do oeste (dos Estados Unidos) com o objetivo de assinar um texto que cria a Iniciativa dos Estados do Oeste por uma ação sobre o clima, uma estratégia conjunta destinada a combater o aquecimento climático", precisou seu escritório em comunicado.
"Este protocolo estabelece as condições necessárias para um programa de limitação (das emissões) e uma bolsa de intercâmbio" das cotas de gases poluentes, afirmou Schwarzenegger, que participou nesta segunda-feira da reunião da associação nacional de governadores em Washington.
Os estados que se somaram à iniciativa foram Washington e Oregon (noroeste), assim como Arizona e Novo México (sudoeste), que já estavam comprometidos em operações similares, mas numa escala reduzida.
O acordo compromete os signatários a fixarem um objetivo regional de emissões poluentes.
Nestes cinco estados vivem no total 55,4 milhões de pessoas, mais da sexta parte da população de todos os Estados Unidos. Schwarzenegger colocou-se à frente da promoção das energias alternativas desde que assumiu no final de 2003 o governo da Califórnia, o estado mais rico e mais povoado do país.
Com esse objetivo, ele assinou uma lei sobre a limitação das emissões de gases poluentes, marcando distância em relação à política do presidente George W. Bush, seu correligionário do partido republicano.
(AFP, 26/02/2007)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/02/26/ult34u175357.jhtm